Quais são as funções da tesouraria da igreja?
Todo líder sabe que a gestão eficiente de uma igreja passa por uma ótima administração financeira dos recursos da congregação, não é mesmo? E, nessa área, os serviços da tesouraria são essenciais.
Em igrejas menores, muitas vezes, a tesouraria centraliza as funções de secretaria, gestão financeira e toda a parte administrativa, sem uma melhor definição de suas funções. Embora essa estrutura seja comum — e funcione — em algumas congregações, à medida que o serviço aumenta, é necessário promover uma reformulação, especializando o setor para que tudo seja muito bem executado.
Quer saber como a tesouraria influencia na gestão da igreja? Então confira nossas dicas e aprenda melhor como ela realmente deve funcionar:
As funções da tesouraria
São quatro as principais funções de uma tesouraria: administrar pagamentos e recebimentos, controlar o fluxo de caixa, e captar e aplicar os recursos financeiros. E para que a gestão financeira funcione como um relógio, todas essas atividades precisam estar muito bem alinhadas, já que são interdependentes e fundamentais no processo geral. Vamos dar uma olhada em uma por uma? Acesse também o nosso GUIA financeiro!
Administração de pagamentos e recebimentos
Quando se pensa em uma tesouraria, essa é a primeira tarefa que vem à cabeça, certo? O modo como os pagamentos e recebimentos são distribuídos ao longo do mês tem influência direta sobre o fluxo de caixa da igreja e sobre como esse dinheiro será posteriormente aplicado.
A tesouraria deve conhecer a fundo a capacidade de pagamento da congregação, tornando o cumprimento dos prazos desse processo mais eficientes. Nesse sentido, uma ótima ferramenta é usar a informatização dos sistemas eletrônicos, com o uso de sistemas ERP e a internet, que podem ajudar a tesouraria no gerenciamento das contas.
Administração do fluxo de caixa
Para que se tenha uma boa gestão financeira é essencial que a tesouraria mantenha um rigoroso controle do fluxo de caixa, combinando as datas das projeções de recebimento com as dos efetivos pagamentos das contas da congregação. Em meses de fraco recebimento ou em períodos de dificuldade financeira, a gestão do fluxo de caixa também pode servir para decidir quais serão as contas pagas, visando recuperar a estabilidade financeira mais rapidamente. Acesse Grátis a Planilha que Preparei para Você !
O ideal é que a congregação tenha 2 fluxos de caixa: um a curto prazo, cobrindo um mês à frente, e outro a médio prazo, cobrindo até doze meses à frente. Nessa tarefa, o maior desafio é conseguir uma boa média de acertos nas previsões para que a administração possa planejar suas finanças e ter tempo de pensar onde serão aplicados futuramente os recursos que sobrarem no caixa da congregação ou como serão sanados os possíveis desfalques.
Captação de recursos
Tão importante quanto administrar os recursos que a igreja possui é saber captar recursos quando a congregação não der conta dos gastos. Por isso, havendo necessidade de aporte no fluxo de caixa, a tesouraria deve ser a responsável pelo planejamento financeiro e pela execução de medidas efetivas para solucionar o problema.
As opções mais comuns para conseguir uma captação emergencial de recursos por parte das igrejas é por meio da organização de eventos — como bazares, rifas e festivais — ou com um empréstimo bancário, sempre a última opção a se considerar.
Aplicação dos recursos
Uma ótima gestão de tesouraria também passa pelo planejamento da aplicação dos recursos financeiros da igreja. Nessa área, a congregação deve manter uma reserva considerável de dinheiro para servir como capital de giro e conseguir pagar suas despesas com agilidade, sem perder dinheiro com juros, por exemplo.
Para isso, é necessário ter um fluxo de caixa preciso. Quanto mais preciso for seu fluxo de caixa, mais exata será sua margem de segurança, e, consequentemente, menos dinheiro ficará ocioso. Quando essa parte estiver bem estabelecida, a tesouraria pode planejar o que fazer com alguma eventual sobra, investindo em melhorias na congregação.
Seguindo esse modelo, é possível formar uma tesouraria sólida, que tenha uma grande influência positiva na gestão dos recursos da sua igreja. Viu como não é tão difícil assim?
Agora que você aprendeu como uma tesouraria eficiente deve funcionar, comente aqui e divida conosco as práticas da tesouraria da sua congregação: o que precisa melhorar? Tem alguma dica para acrescentar ao nosso pequeno manual? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco!
Dicas de tesouraria
Gostei muito da diga, pois muitas vezes os membros não são fieis para com o Reino de Deus na terra.
a receita certa de uma igreja e o dizimo e ofertas,
temos que trabalhar dentro das igreja a fidelidade dos dizimista
Parabéns funcional e prático
Obrigado Rene Silva.
olha na igreja aqui minha maior dificuldade e esta multiplicando o dinheiro sempre acaba o caixa com 100$ ou nada mas tudo pago queria saber uma melhor forma de aumentar o dinheiro
Querido Graça e paz, não tem como equacionar os números sem redução de despesas a de se fazer uma profunda analise e corta no que der, depois de captar e fazer um fundo de caixa(capital de giro) ai vc vai afrouxando o cinto, foi assim que fiz em minha igreja.
Pensando nessas eventuais dificuldades a nossa ferramenta possui um módulo de plano orçamentário, onde você poderá realizar o planejamento dos seus gastos durante o ano e assim poder evitar diversos transtornos, acesse http://www.sistemajustus.com.br, a paz!
Realmente o sistema é muito bom, o problema lá da igreja que congregava e que o pastor não queria prestar conta com a tesouraria tirava muito dinheiro pra uso pessoal e não dava satisfação depois colocava a culpa no sistema. O sistema justos super indico Equipe de excelente qualidade.
boa tarde, queria saber se a igreja faz uma doação ou ajuda a alguém precisa de um comprovante( saida) ?
qual seria o modelo ?
Deixa o seu contato no link abaixo que um de nossos consultores pode entrar em contato com você.
http://materiais.sistemajustus.com.br/solicitar-apresentacao
Parabéns pelo artigo.
gostei muito bom
Boa tarde o pastor da minha igreja me deixou responsável pela tesouraria da minha igreja mas lá é uma igreja pequena onde tem poucos membros e tem pessoas ainda que não dizima é o dinheiro que entra quase não dá pra está pagando as coisas básica como o aluguel da igreja e a conta de luz oque devo fazer.e a igreja ainda não está registada será que tem alguma forma de registra a igreja sem ter custo
Taina,
Até presente momento não possui nenhuma forma de registrar uma igreja sem custo, espero que tenha ajudo.
Gostaria de saber como funciona a planilha …
Everaldo,
Enviamos a planilha para seu e-mail.