Como promover a aproximação com a membresia e fortalecer a igreja
A igreja tem um papel fundamental ao encurtar o espaço e o caminho entre as pessoas e Deus. Muitas vezes, elas estão afastadas pelas dificuldades da vida e, em um momento de dificuldade ou tristeza, acabam buscando auxílio porque veem que é preciso estreitar essa relação e encontrar forças para passar pelos desafios da vida. Observar com sensibilidade essas realidades e ter ferramentas para achar um meio de aproximação com a membresia é o caminho mais correto para, de fato, ajudar essas pessoas em sua experiência de fé.
Uma situação comum em qualquer igreja é o irmão ir a um encontro, sentir algo positivo, um consolo para o coração, acabar até voltando outras vezes, mas aí perceber situações que o deixam mais “de escanteio”, digamos assim. Não é por mal: no templo firmamos relações de amizade e companheirismo e, como consequência, nos aproximamos de grupos de pessoas que têm mais afinidade conosco. Inclusive é uma atitude comum mesmo em outros lugares, como na faculdade, no trabalho e até na família, não é mesmo?
Parece exagero dizer isso diante do esforço do pessoal da acolhida e da dedicação do pastor? Bom… até pode ser um pouco específico demais, dependendo do caso. Mas em geral é preciso se colocar no lugar do membro novo: você se sentiria bem em um local onde a impressão que fica é a de que se está deslocado? Acreditamos que não. E é este é um desafio ao qual toda igreja precisa se atentar: ouvir e acolher o membro é uma missão valiosa e importante para o próprio trabalho de evangelização.
Embora os membros mais antigos, enturmados e fiéis possam ser estimulados a recepcionarem e se aproximarem dos novos, além do trabalho do pessoal da acolhida, dos líderes e dos pastores, é necessário que esse contato vá além de um “oi, tudo bem? A paz!”. Se a pessoa chegou até ali por uma questão dolorosa, uma necessidade ou uma carência de Deus, é sensato, prudente e correto conhecê-la melhor para que, tanto nos cultos quanto nas conversas individuais, as abordagens e as palavras sejam edificantes e relevantes.
Como promover a aproximação com a membresia de forma frutífera
Quando uma empresa quer atender melhor os seus clientes, uma decisão bastante acertada é observar o mercado e verificar quais as carências que existem para daí então desenvolver algo que preencha aquela lacuna e possa ser visto como útil. Esse cuidado é um caminho seguro para o sucesso. Não é indicado tomar uma decisão a partir da própria vontade ou de um achismo.
Claro que não estamos comparando a condução do trabalho pastoral da igreja com uma lógica mercadológica. Dissemos isso só para você entender que é natural e comum que se olhe para as necessidades das pessoas a quem você quer atender ao pensar em ações que as auxiliem num momento mais delicado da vida delas.
Dependendo do tamanho da igreja, fica difícil conhecer intimamente todos os membros, saber quais são suas aflições e anseios. Mais que isso: muitas vezes líderes e pastores até sabem mais ou menos as principais queixas e dificuldades que os irmãos relatam em conversas de aconselhamento, sabem da proximidade dos membros com a igreja, conhecem quantos são batizados, as famílias que levam seus filhos à Escola Dominical, mas preparar um encontro, um retiro, um evento, chamar um pregador específico e acertar em todas essas decisões vai além desse conhecimento.
Para reunir a maior quantidade de dados com qualidade e assim conhecer a fundo todos os membros que estão na caminhada junto com você (embora, às vezes, não tão próximos quanto se deveria), nada melhor do que ter um sistema que agregue o máximo de informações e auxilie no conhecimento do perfil das pessoas que frequentam e participam da sua igreja. Utilizar este recurso para organizar os documentos eclesiásticos da pessoa, as formas de contato (para mantê-la sempre atualizada das atividades, demonstrar preocupação por uma eventual ausência ou usar essas informações para parabenizar no aniversário, por exemplo) e criar um verdadeiro perfil do membro é de extrema importância para o trabalho missionário da igreja.
O melhor é que essa solução não precisa estar exclusiva aos fiéis, mas também pode agrupar informações de fornecedores, líderes, pastores, obreiros, enfim, todas as pessoas que também fazem a igreja acontecer, que pensam em iniciativas para manter todo mundo por perto e feliz em conhecer e viver em Cristo.
Oferecer um ambiente acolhedor é garantir uma experiência muito maior que unicamente uma recepção calorosa ou um bom grupo de amigos. É preciso haver identificação, respeito, transmissão de conhecimento, empatia e, é claro, muita vivência de fé, inclusive com obras, como nos alerta o apóstolo Tiago em sua carta. Para isso, conte conosco! Se você quiser saber como podemos ajudá-lo neste desafio, entre em contato com a gente ou deixe um comentário abaixo!
Um método muito eficaz o contato com os membros da comunidade, se quiser ver mais de perto como funcionam nossos métodos fique á vontade em conhecer a nossa ferramenta http://www.sistemajustus.com.br, a Paz!
Ótimo! Preciso disso, sou pastor e sei como é.
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