3 tecnologias que todo tesoureiro precisa conhecer
Você já parou para pensar que o trabalho do tesoureiro é um dos que mais pode se beneficiar do uso da Tecnologia da Informação? Entre os benefícios se percebe um evidente ganho de tempo, uma maior agilidade para a tomada de decisões e a drástica diminuição de erros e retrabalhos. A verdade é que são inúmeras as vantagens de se utilizar a tecnologia para a gestão das finanças, ajudando também na transparência necessária para o exercício da profissão ao tornar o processo burocrático mais fácil de ser operado e também extremamente mais confiável. E quando o assunto é a tesouraria de uma igreja, esse aspecto se torna ainda mais importante. Então chegou a hora de conhecer 4 dessas tecnologias facilitadoras e entender que características são benéficas para o exercício de suas atividades.
Cloud computing
O cloud computing — a famosa computação em nuvem — é uma tecnologia que permite que os softwares rodem diretamente no navegador, via internet, sem precisar instalar ou configurar previamente. É um modelo mais barato, eficiente e seguro do que o tradicional, quando era necessário contar com uma infraestrutura de TI própria. Em resumo, esse recurso funciona assim: uma empresa prestadora de serviços na nuvem comercializa o sistema como um serviço, para que se adquira as funcionalidades, não sendo preciso pagar pela licença de uso e instalar qualquer programa máquina a máquina. Assim, o sistema fica alocado nos servidores dessa empresa, que são mais robustos e seguros, por serem dotados da mais alta tecnologia. Dessa maneira se gera muito mais confiança. Hoje em dia há inclusive softwares especializados na gestão financeira de igrejas que funcionam exatamente dessa forma, rodando na nuvem, super seguros e ágeis.
Backup na nuvem
Já faz um tempinho que a computação em nuvem deixou de ser uma tendência para se tornar realidade. Com ela não é mais necessário armazenar quaisquer informações em uma infraestrutura interna, com bancos de dados e servidores próprios. Ao contratar um serviço de cloud, é possível ter o sistema sempre disponível e fazer backups — ou cópias — em tempo real. Nesse cenário, caso o sistema saia do ar, todos os dados já processados estão automaticamente salvos para serem utilizados sem nenhum tipo de prejuízo à operação. Já imaginou ter que recomeçar um trabalho do zero por uma simples fatalidade técnica? Pois é por essas e outras que é interessante adquirir um sistema de gestão alocado na nuvem.
Sistema VoIP
Sigla para Voz sobre Protocolo Internet, o VoIP transforma sinais analógicos em digitais, permitindo transmitir ligações telefônicas pela web. Essa tecnologia amplia as possibilidades de comunicação ao mesmo tempo em que reduz os custos drasticamente. Nesse caso, em vez de utilizar um telefone convencional, que custa caro e acaba sendo limitado a diversos fatores técnicos, com um sistema VoIP é possível estabelecer comunicação com todas as pessoas envolvidas no dia a dia da tesouraria de forma rápida e barata. O balanço financeiro da igreja agradece!
Agora que você já está devidamente atualizado em relação às tecnologias usadas no universo da tesouraria hoje em dia, comente aqui e nos conte se por acaso conhece alguma outra ferramenta que possa ajudar na rotina desse trabalho! Participe e enriqueça nosso post!