Como fazer a igreja crescer com um sistema de gestão

Uma passagem bíblica muito interessante e que pode traduzir um pouco sobre as necessidades das igrejas nos dias de hoje é a visita de Jesus com seus pais a Jerusalém quando ele ainda tinha 12 anos. Diz a Palavra que Jesus era obediente a seus pais, que as pessoas se admiravam com a sua inteligência, que Ele estava no Templo conversando, perguntando e respondendo e, em todos esses fatos, permanecia sempre em comunidade, no meio das pessoas. O capítulo termina dizendo que o menino crescia “em sabedoria, em estatura e em graça” (Lucas 2: 52). Diante disso nos perguntamos: como fazer a igreja crescer da mesma forma?

Algumas respostas já listamos ao relembrar esse acontecimento: precisamos nos comunicar, perguntar e responder e os mais sábios também precisam conversar com os pequenos, assim como os doutores ouviam o menino Jesus. A preocupação demonstrada por Maria e José com seu filho perdido da caravana nos permite fazer um paralelo sobre a preocupação que os líderes e pastores precisam ter com os membros da igreja. No fim, vivendo em harmonia, é possível fazer a igreja ou a congregação crescer “em sabedoria, em estatura e em graça”.

No entanto, o mundo de hoje impõe uma série de desafios para o povo de Deus. É preciso estar em contato constantemente com os membros para que eles não desanimem. São tantas distrações no mundo, na internet, na TV, na vizinhança, entre os amigos e até outras igrejas buscando formas de se aproximar de novos fiéis que a tarefa de manter a membresia unida demanda um esforço bem importante.

Como fica difícil manter essa proximidade, principalmente quando a igreja é grande ou quando é dividida em células, a tecnologia pode cumprir um papel fundamental, tanto para que líderes e pastores se coloquem perto dos membros quanto para que os próprios membros tenham um canal de contato facilitado com a igreja.

Como fazer a igreja crescer com tecnologia

A tecnologia pode ajudar muito a agilizar esse árduo trabalho de conhecer os membros, saber como entrar em contato com eles e pensar em estratégias para mantê-los ativos na comunidade. Um sistema de georreferenciamento, por exemplo, pode auxiliar no reconhecimento das regiões com o maior número de membros e pensar em estratégias para valorizá-las e, assim, conquistar ainda mais pessoas no entorno a participar da célula ou congregação.

Aos moradores mais distantes e isolados, um trabalho especial de mostrar proximidade é essencial para que eles não se sintam desestimulados e acabem sendo atraídos a outra denominação ou, até mesmo, simplesmente parem de participar dos encontros.

Todo esse trabalho de aproximação pode ser feito com a ajuda de mensagens SMS, para sempre manter contato com todas as pessoas que fazem parte do dia a dia da igreja. Ao invés de mandar os recados um por um, ter uma base de dados com o contato de todos e enviar as mensagens de maneira automática é uma maneira facilitada de demonstrar respeito e amizade.

Um sistema para observar não só os membros, mas também a igreja

É claro que a igreja não é feita por pedras e paredes. Quem a torna grande são seus membros e isso está bem demonstrado em tudo o que falamos até aqui: nas ideias propostas e também no próprio exemplo de Cristo relatado lá no início do texto. Mas como também já afirmamos no nosso blog, o bem-estar dos fiéis é um aspecto relevante de ser considerado para proporcionar a alegria, a acolhida e o estímulo de manter esse relacionamento entre pessoa e igreja.

Também nesse sentido um sistema de gestão pode auxiliar positivamente. No caso das igrejas celulares, por exemplo, manter a unidade, a comunicação e o auxílio mútuo depende de um recurso que facilite todo esse trabalho, que é feito principalmente nos bastidores, mas que sem dúvida é sentido pelo fiel.

Além disso, a própria gestão financeira, de patrimônio e das obrigações legais é um ponto importante que precisa ser respeitado para que todo o trabalho missionário possa ser realizado com muito mais qualidade. Afinal, é preciso esse zelo com os seguidores e essa responsabilidade no cuidado com a Casa de Deus para que se conquiste o crescimento “em sabedoria, em estatura e em graça”. E sem dúvida, um sistema de gestão tem a capacidade de ajudar nesse desafio.

Portanto, conte conosco para levar adiante esse trabalho! Estamos aqui justamente para ajudá-lo. E se tiver alguma dúvida, você pode falar com a gente ou deixar o seu comentário aqui embaixo.

Solicite uma apresentação